Festa da Boiadeira de São João vai completar 100 anos
Por: Antonio Carlos de Carvalho - A Festa da Boiadeira é um evento tradicional que acontece todo ano nos dias 23 e 24 de junho, no bairro rural da Boiadeira, as margens da estrada boiadeira de Barretos / Tabuado. É uma celebração religiosa em homenagem a São João, onde a comunidade se reúne para participar da religiosidade ao Santo. A data registrada da primeira cruz, é 1926 e certamente da primeira festa que inicio noutro local acima a margem esquerda da estrada em direção a fazenda Bambual. RamiroPerozin na entrevista para o livro conta que participou da festa de São João numa outra igrejinha, próximo da boiadeira.
Depois quando da construção da venda do Clarindo Tiradentes e a da igreja na década de 20, a tradição continua até os dias atuais. Em 2026 a homenagem a santo padroeiro vai completar 100 anos de devoção. No dia 23 de junho junto com terço, os devotos fazem o levantamento do mastro com a imagem do São João, debaixo de muitos fogos, em seguida acende a fogueira. No dia 24 a procissão com os andores de São João (padroeiro da Boiadeira), Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil) e São Sebastião (padroeiro de Guapiaçu), em seguida uma “salva” de bateria de 24 tiros.
Nos dois dias, todos participam do leilão de prenda acomodados no salão paroquial. E um momento de grande emoção para todos ospresentes. A festa, é uma oportunidade para reencontrar amigos e parentes que vêm para os festejos e “matar” a saudade. Nos anos 60, recordo do coreto, local onde as prendas eram leiloadas. Ao mesmo tempo em volta do pequeno prédio de alvenaria, os jovens participavam do “fute”, as moças andavam ao redor do coreto caminhando todas em uma direção e os rapazes ficavam ao entorno formando um círculo e possibilitando paqueras. Ali com certeza, muitos casamentos posteriormente ocorreram. Nestes dias as famílias faziam questão de estar todos vestindo roupas novas.
Nos dias atuais, a festa é ainda mais especial porque, conta com um grande salão paroquial onde podem participar de leilão com mais conforto. O Bairro São João da Boiadeira, surgiu a margem da Estraba Boiadeira do Tabuado a Barretos, uma via genuinamente de serventia para conduzir boiada gorda do noroeste paulista, e do Planalto Central (Goiás – Mato Grosso). Nossos Tataravós chegaram nestas terras segundo Lindopho Coelho da Silva em 1834, vindo da região do sul de Minas Gerais, por essa estrada. Era uma via de mão dupla, levava boi gordo para o frigorífico de Barretos e trazia bois para engordar nesta região. Conta o sr. Zequinha Rezende (in memoriam) que inicio na lida com 13 anos na lida com boiada junto com uma comitiva levando bois gordo paro um fazendeiro, Clarismindo Ferreira que engordava 70 mil bois no pontal do rio Turvo. Esse depoimento esta registrada no livro “A região da Boiadeira”, escrito em 2010 por Antonio Carlos de Carvalho e Jocelino Soares.
O patrocínio deste livro foi da ICEC Engenharia e Construções. O presidente da construtora,Advaldo Aparecido das Neves, nasceu na boiadeira. Estamos mobilizando para comemorar os 100 da boiadeira com o segundo volume. Esse livro pretende contar a história das famílias pioneiras que chegaram e constituíram famílias e ainda tem um vínculo com o Bairro. No passado o Bairro tinha, dentista, açougue, campo de Boche e maia, salão de festa, máquina de beneficiar Arroz e o barbeiro que a máquina arrancava mais do que cortava o cabelo. Por muito tempo o barbeiro e “Tiotonho Carvalho”, pai da dupla Roberto e Meirinho”, que nasceram na Boiadeira. A família Carvalho esta no mesmo local há 7 gerações e no local esta a casa do Tataravô Pedro Jose da Silva. Hoje a manutenção e preservação esta por conta da família dos Comar, Manzato, Silva, Batista, Carvalho, Brasilino, Souza e muitas outras que precisa ser consultada.
É bonito de se ver como a fé e a tradição se mantêm vivas nesse evento rural onde outros semelhantes ficaram no passado sem a preservação. A procissão, os andores e o leilão de gado são momentos que fortalecem a união e a espiritualidade da comunidade, reafirmando a importância da religião e da devoção em nossas vidas. A festa se renova e encanta a todos com sua magia e beleza, garantindo momentos inesquecíveis para aqueles que participam dela. Que São João Batista e Nossa Senhora abençoem a todos os devotos e que a tradição continue sendo mantida por muitos e muitos anos, trazendo paz, esperança e amor para todos que participam desse belo evento religioso.
Viva São João Batista. A festa de São João é tradicional da região,Thaunay, vindo do planalto central ocasião da Guerra do Paraguai, quando passa por essa região antes de chegar no povoado de Rio Preto faz referência dos vestígios da casa de Francisco Jacinto, no dia 17 de julho 1865, afirmando que as bandeirolas eram devido a festa de São João, o festeiro, recebia parentes e amigos, aproveitavam para convidar o padre a fim de realizar o sacramento do batismo e casamento; isso em 1865. Ele registra que nesta região rezavam para os santos “juninos” e Natal. Isso ocorria há 159 anos.
0 Comentarios